" NÃO AGENDAMOS "

Trabalhamos com lista de espera. Ligue para deixar seu nome na lista e obter uma  previsão de atendimento.

 

Brooklin I: 11 9 8378-4623 | Brooklin II: 11 5049-1095 | Ibirapuera: 11 5051-0788 | Brigadeiro: 11 3262-3065

Please reload

Posts Recentes

Pólo de Barbeiro: símbolo da profissão é um legado da sangria.

15 Jan 2015

1/2
Please reload

Posts em destaque

Whisky ou Whiskey?

21 Sep 2015

Whisky ou Whiskey?!

Quem gosta de whisky deve saber a diferença entre esses dois tipos de bebida. As duas palavras querem dizer a mesma coisa.

O whisky é o nome que os escoceses dão à sua famosa aguardente de cereais produzida a base de cevada maltada, cevada não maltada e milho. Os canadianos usam a mesma palavra para definir o mesmo tipo de espírito.

Na América e na Irlanda usa-se a palavra whiskey para definir um tipo de aguardentes quase idêntico.

A palavra whisky deriva da palavra gaélica uisgebetha ou da palavra celta uisgebaugh. Ambas as palavras significam "Água da Vida" (Water of Life / Eau de Vie).

Ainda hoje não se sabe concretamente quem começou a produzir o whisky, se a Escócia ou a Irlanda.

WHISKY

Scotch – É a denominação que se dá ao uísque feito na Escócia. Por isso, uísque feito em outro país não pode ser chamado de Scotch. A grande maioria dos scotches é de blends, ou seja, mistura de uísques feitos em várias destilarias. Um scotch padrão é composto de 60% de uísques de cereais diversos e 40% de uísque de cevada (malt) feitos em diferentes regiões da Escócia, cuja mistura dá a cada marca suas características.

O Whisky escocês é dividido em 5 tipos:

  1. Single Malt Scotch Whisky: 100% destilado em malte e elaborado a partir de uma única destilaria, única origem.

  2. Blended Malt Scotch Whisky: feito com a mistura de maltes de diversas destilarias.

  3. Blended Scotch Whisky: composto por whiskys não maltados de diversas destilarias.

  4. Single Grain Scotch Whisky: produzido por uma única destilaria, mas pode possuir grãos não maltados.

  5. Blended Grain Scotch Whisky: compostos pela mistura de diversos Single Grain Scotch Whisky, podem possuir grãos não maltados, são compostos por diversos whiskys de diversas destilarias.

Canadian Whisky – O uísque canadense é semelhante ao americano, porém mais leve e menos encorpado. As marcas de qualidade inferior têm um sabor acentuado de centeio. Os destiladores canadenses, em geral, usam centeio fermentado e uma boa quantidade de centeio em grãos, junto com o milho e a cevada habituais. Mas o uísque é misturado a um destilado de cereais retificado até a máxima neutralidade.

 

 

WHISKYEY

Whiskey Irlandês:

Tal como o Scotch Whisky, o Irish Whiskey vai buscar o seu nome à área geográfica e ao país onde é produzido, a Irlanda. É considerado Irish Whiskey apenas o que é destilado e envelhecido na Irlanda.

A produção do Irish é muito similar ao Scotch. No entanto, existem duas grandes diferenças entre eles: o número de vezes que é destilado e os ingredientes usados. O Irish Whiskey é destilado três vezes e o lote de cereais que entram na sua composição é muito vasto: 50% de cevada maltada, 30% de cevada não maltada, 10% de centeio e 10% de trigo. O aroma da turfa também contribui para outra diferença.

Na base de maltagem do Irish Whiskey não é usado o fumo da turfa para lhe dar aroma.

O Irish Whiskey devido à sua tripla destilação tem uma maior percentagem de álcool em comparação com o Scotch, quando à saída do alambique. Na comercialização ambos têm 40%.

Whiskey Americano:

Embora se costume chamar Bourbon aos whisheys americanos nem todos têm esta designação.
Eis alguns tipos de Whiskey Americano:

Blended Bourbon (Whiskey de Milho) - Whiskey produzido à base de milho.
Pode considerar-se Blended Whiskey quando tem no mínimo 20% de Straight Whiskey. Quando a percentagem mínima de milho é de 51% trata-se de um Bourbon Straight Whiskey.
Para ter a designação de Corn Whiskey a percentagem de milho deverá ser de 80%.

Rye Whiskey - Tal como o Corn Whiskey é considerado um Blended Rye se na sua mistura entrar, no mínimo, 20% de Straight Rye Whiskey e Whiskey de uma ou mais destilarias. Se contiver pelo menos 51% de centeio (Rye) será um Straight Rye Whiskey. Quando misturado com vários Straight (puros) de destilarias diferentes trata-se de um Blended Straight Rye.


O Rye Whiskey tem um aroma mais forte que o Bourbon normal, por isso dificilmente são confundidos.


Straight Whiskey - Segundo a lei americana, o Straight Whiskey tem de ser destilado a 160 Proof (Sistema U.S.), 80º GL, envelhecido em barris novos de carvalho, previamente queimados, durante um período mínimo de dois anos. Na altura do engarrafamento a sua graduação alcoólica deve variar entre os 40º e 55º GL. A mistura de cereais deve ter uma percentagem mínima de 51% de um dos cereais.
O Straight Whiskey não pode ser misturado com nenhum outro whiskey, apenas se lhe pode adicionar água.

O Kentucky Bourbon Whiskey deve conter na mistura um mínimo de 51% de milho. É envelhecido em cascos de carvalho por um período de dois anos. Produz-se em Kentucky ou então o seu envelhecimento faz-se na zona durante um ano.
O Kentucky Bourbon são os whiskeys americanos com maior aceitação no mercado interno e externo.
Os whiskeys de qualidade superior têm um período médio de quatro anos de envelhecimento. Só o whiskey americano pode ser considerado Bourbon.

Sour Mash - O Sour Mash é um whiskey produzido com uma mistura de leveduras mais ácidas que o normal. Alguns Bourbon são produzidos através do sistema Sour Mash. No entanto, não é mencionado no rótulo com receio de afastar o consumidor ("sour" significa ácido, azedo).

Tennessee Whiskey - É também um whiskey produzido pelo processo Sour Mash, filtrado através de carvão e uma fina camada de açúcar que lhe dá um paladar macio. É um Straight Whiskey de 90 Proff (450º GL) e envelhecido por um período mínimo de quatro anos. O Tennessee Whiskey foi produzido inicialmente por Jack Daniels. Actualmente existe o Jack Daniel's Whiskey, o mais conhecido dos Sour Mash Tennessee Whiskey, que na sua produção utiliza um processo de filtragem muito lento, através de carvão em cubas de 12 pés de altura (aproximadamente 3,5 m).
O Tennessee Whiskey é assim designado por ser produzido no estado de Tennessee.

 

 

Please reload

Siga a NY Barbearia
Please reload

Procura por Tags
Please reload