Pólo de Barbeiro: símbolo da profissão é um legado da sangria.

Listrado em vermelho e branco, às vezes com um pouco de azul, o tradicional pólo de barbeiro girando ao lado de uma pequena loja, sinaliza, atualmente, um lugar onde os homens podem cortar o cabelo, fazer a barba e jogar conversa fora.


Mas nem sempre foi assim...


Na Idade Média, o pólo de barbeiro em vermelho e branco sinalizava o local de atuação dos barbeiros-cirurgiões, onde as pessoas iam não apenas para cortar o cabelo ou fazer a barba, mas também para sangria e outros procedimentos médicos e odontológicos.


Após a conclusão do procedimento cirúrgico, os barbeiros colocavam as bandagens para fora e as penduravam como forma de propaganda. Com o vento, as bandagens ensanguentadas giravam e se retorciam, formando o padrão de espiral vermelho e branco.


Assim, historicamente, o póle de barbeiro representa as bandagens ensanguentadas que ficavam envolvidas em torno de um poste.


Uma outra interpretação das cores do poste de barbeiro, é que o vermelho representa o sangue arterial, o azul é o símbolo do sangue venoso e o branco retrata as bandagens.


Curiosidade:


  • Em Forest Grove, Oregon, encontra-se o "mais alto Barber Pole do mundo" com 22 metros de altura.

Posts em destaque
Posts Recentes
Procura por Tags
Arquivos
Siga a NY Barbearia
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square